Dancin Days

 

Dancin' Days

 

HORÁRIO: 21:35

TRANSMISSÃO: 4 de Junho de 2012 até 

NOVELA DE: Pedro Lopes, adaptação do original brasileiro "Dancin' Days" de Gilberto Braga

ESCRITA COM: Mário Cunha, Ana Lúcia Carvalho, Ana Morgado, Cândido Ribeiro, Cláudia Lucas Chéu, Manuel Mora Marques, Rita Roberto

DIRECÇÃO DE PRODUÇÃO: Bruno Oliveira

REALIZAÇÃO: Carlos Dante, Hugo Xavier, Manuel Amaro da Costa

PRODUTOR EXECUTIVO ASSOCIADO: Guilherme Bokel

DIRECÇÃO DE PROJECTO: Manuel Amaro da Costa

FORMATO ORIGINAL: TV Globo

Sinopse

1996. A história começa na noite de passagem de ano quando duas irmãs, Júlia e Raquel, à data com 18 e 24 anos, saem com um grupo de amigos para comemorar a entrada no novo ano. Júlia acaba por confidenciar que está grávida. Ao regressarem a casa de carro, Raquel atropela um homem. Numa reação de pânico, foge do local, contra a vontade de Júlia, que insiste que têm de voltar para prestar auxílio, mas Raquel recusa fazê-lo porque esteve a beber. Durante esta discussão surge a polícia e Júlia acaba por assumir que era ela quem conduzia o carro quando atropelaram o homem. Mas o que Júlia não esperava é que a vítima acabasse por morrer no hospital, o que transforma o caso em homicídio e fuga. A coincidência do homem ser credor do pai de Júlia e Raquel agrava as suspeitas de crime premeditado, levando a que Júlia seja condenada a uma pena de prisão de 18 anos por homicídio qualificado.
Poucos meses depois de ser presa, Júlia dá à luz uma rapariga, Mariana, que entrega à sua irmã para que esta a eduque até que saia da prisão, pedindo-lhe ainda que nunca conte à menina que a mãe está presa, mas sim que está em viagem pelo mundo. Nos primeiros meses, Raquel ainda visita a irmã todas as semanas, mas depois de casar com Zé Maria e de lhe ser diagnosticado um mioma no útero, que a obriga a uma histerectomia, vai-se afeiçoar a Mariana. A juntar a tudo isto, a própria vontade de Júlia em não querer que a filha cresça a vê-la na prisão, leva Raquel a desligar-se por completo de Júlia, abandonando-a à sua sorte.
Júlia acaba por sair em liberdade condicional ao fim de cumpridos 16 anos de prisão e o inevitável confronto com a irmã acontece, com Raquel conseguindo manter Júlia afastada de Mariana. É nesta fase conturbada da sua vida que Júlia conhece Duarte, um diplomata desiludido acabado de chegar de Bruxelas.
Para Júlia, a vida passa a ter um só objetivo: aproximar-se da filha, criando condições para lhe contar tudo o que se passou sem que esta a rejeite..

Elenco

Curiosidades

  • Esta é a primeira telenovela portuguesa a ser remake de uma brasileira. O original é de 1978 da autoria de Gilberto Braga e exibida pela Rede Globo.
  • Esta novela foi anunciada como a novela do ano, tal como a novela Louco Amor, da TVI que estreou na mesma altura.
  • Na versão brasileira, Sónia Braga, no papel de Júlia, entregou Marisa (Glória Pires) com 4 anos para adoção, que só mais tarde foi adotada por Yolanda (Joana Fomm). No remake português, Júlia entrega a filha Mariana recém-nascida diretamente à irmã, que na versão portuguesa recebeu o nome de Raquel.
  • Embora já tenha uma vasta experiência em cinema, é a primeira vez que Soraia Chaves protagoniza uma novela. Sofia Cerveira estreia-se como atriz e será Bárbara (Babi) Andrade, que na versão brasileira se chamava Bibi Nascimento Leal e era interpretada por Mira Palheta. Mas as atenções estão centradas em Mariana, a adolescente rebelde, cuja personagem será interpretada por Joana Ribeiro, a vencedora do casting para o papel da protagonista. Papel originalmente interpretado por Glória Pires.
  • Em 34 anos muitas modas passam. O autor não se esqueceu disso e para no remake da novela poderemos notar algumas alterações. Nomes pouco comuns em Portugal, como o da protagonista Yolanda (interpretada por Joana Fomm na versão brasileira), foram alterados e Yolanda passa a chamar-se Raquel. Cacá (Antônio Fagundes na versão brasileira), passa a ser Duarte (Albano Jerónimo), Celina (Beatriz Segall) é agora Teresa (Cristina Homem de Mello), Franklin (Cláudio Corrêa e Castro) é Francisco (Júlio César) e Marisa (Glória Pires) é Mariana (Joana Ribeiro). Para além de diferenças nos nomes, a história das personagens e o seu desenvolvimento apresenta grandes diferenças do original, no qual também não existiam diversas personagens que compõem a nova história.
  • O remake da mítica novela Dancin' Days inaugura uma nova etapa na colaboração entre a SIC, TV Globo e SP Televisão. A Renascença é a rádio oficial da nova novela portuguesa.
  • Antes de se saber que telenovela brasileira iria ser adaptada para um remake português, muito se especulou sobre que novela seria. Além de Dancin' Days, também se falou em Roque Santeiro, Tieta e Rainha da Sucata.

Procurar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.