Resistirei

Resistirei

HORÁRIO: 23:00 (posteriormente passou para os fins-de-semana e acabou retirada da grelha da SIC antes do final)

TRANSMISSÃO:19 de Novembro de 2007 até 4 de Julho de 200

NOVELA DE: Adaptação do original espanhol "Resistiré" da responsabilidade PLOT

DIRECÇÃO DE PRODUÇÃO: Fernando Santos

SUPERVISÃO GERAL: Teresa Guilherme

REALIZAÇÃO: Paulo Rosa e Rodrigo Riccó

COORDENAÇÃO DE CRIAÇÃO DO GUIÃO: Sara Rodrigues

ADAPTAÇÃO: Irina Gomes, Mário Cunha, Vasco Domingos

FORMATO ORIGINAL: Telefé 

DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIA: Augusto Block

Sinopse

Tudo o que um homem, condenado à morte,  é capaz de fazer para se salvar...
Resistirei é a história de um homem disposto a tudo para recuperar a sua vida e a mulher que ama. Uma mulher que perdeu exactamente para aquele que escolheu para o ajudar...
Maurício é um empresário de sucesso na área da saúde e estética. Com apenas 35 anos, é o rosto da GRAAL, uma marca de sucesso na linha dos produtos de rejuvenescimento. Ama os negócios, mas a sua grande paixão é Júlia, uma jovem a acabar o doutoramento, com quem pretende casar e formar família.... a qualquer custo. Porém, o que inicialmente parece ser apenas uma obsessão, revela-se, afinal, uma luta desesperada entre a vida e a morte...
Júlia é uma mulher moderna que ainda sonha com um casamento perfeito. Disposta a trocar a sua independência por uma vida a dois, partilhada na cama e nos negócios com Maurício, vê o seu sonho perfeito desabar no momento em que Diogo irrompe na sua vida e a envolve num turbilhão de emoções contraditórias.
Diogo é um jovem bonito que vive um dia de cada vez. Sem objectivo, para uns bon vivant, para outros Diogo quer apenas ser feliz sem pressas. Mas o seu destino muda quando conhece Júlia e percebe que há momentos na vida em que vale a pena lutar.

Maurício cresceu na quinta onde agora vive, outrora propriedade de Octávio Graça Almeida, o fundador da marca GRAAL. Conhecido pelos seus avanços extraordinários na área da saúde e estética, mas também pelas investigações secretas no seu laboratório particular, Octávio sempre foi um homem misterioso que alguns ousavam chamar de louco. Para ele trabalhavam os pais de Maurício que partiram e deixaram o filho entregue aos cuidados de Octávio, que o apadrinhou.
Maurício cresceu, casou, teve uma filha e manteve-se sempre ao lado do seu tio Octávio nos negócios, até que este desaparece misteriosamente e Maurício assume o seu lugar. O dia do alegado desaparecimento de Octávio coincidiu com a noite do acidente de viação que vitimou a mulher de Maurício, Liliana e o pequeno Gonçalo (filho de Marta), e do qual apenas sobreviveu Catarina, a filha de Maurício e Liliana. Pai e filha continuam a viver na quinta e Maurício dedica-se de corpo e alma à empresa que herdou, colocando-a na vanguarda da investigação na área.
Dois anos depois da morte da mulher, Maurício conhece Júlia e refaz a sua vida amorosa. Catarina vê em Júlia uma substituta perfeita para a mãe que perdeu e Maurício pretende não só casar com ela como ainda dar-lhe emprego na GRAAL.
Prestes a aceitar, Júlia conhece Diogo, um rapaz despreocupado que trabalha numa loja de roupa, e ambos se apaixonam à primeira vista. Júlia esforça-se por negar esta paixão e recuperar a tranquilidade que a sua relação com Maurício lhe trasmitia, mas o acaso, ou o destino, fazem-na cruzar-se com Diogo as vezes suficientes para que Júlia perceba que nada mais poderá ser como antes.
Diogo não nega o que sente por Júlia, mas as constantes recusas e afastamento dela fazem-no aproximar-se de Marta, uma mulher que perdeu o filho há três anos, no mesmo acidente de carro que vitimou a mulher de Maurício. Conhecem-se numa festa em que Marta aparece sem ser convidada, disposta a matar aquele que culpa pela morte do seu filho: Maurício. É Diogo quem a impede de cometer uma loucura e lhe dá força para encarar novamente a sua vida. Mas ambos depressa perceberão que o passado não os vai deixar em paz e que as suas vidas e a dos que amam e odeiam estão irreversivelmente cruzadas.

A GRAAL, herdada e gerida por Maurício, além de ser uma empresa de referência com provas dadas na área da saúde e estética, é também o disfarce perfeito para negócios paralelos. Maurício parece querer enriquecer a qualquer custo, mas na verdade o seu objectivo é um só: viver para gozar dessa riqueza. Vítima de uma doença incurável que mais cedo ou mais tarde porá termo à sua vida, Maurício desenvolve todos os esforços e ultrapassa todos os limites para reescrever o seu destino. E Júlia pode ser a solução para todos os seus males...

O calcanhar de Aquiles de Diogo é a sua família. O pai (Ricardo) culpa-o pelo seu passado negro, ligado ao consumo de drogas e pela sua suposta recaída quando já trabalhava na Polícia de Intervenção. Apesar de Diogo sempre ter defendido a sua inocência, acaba por ser expulso e vai trabalhar para uma loja de roupa, emprego que Ricardo vê sem futuro. Crê que deu todas as oportunidade ao filho para ser alguém na vida (oportunidades que ele próprio não teve) e Diogo não as aproveitou. A inconstância amorosa de Diogo também não é vista com bons olhos pelo pai que não tem o mesmo grau de exigência, a nenhum destes níveis, com Rosário, a irmã de Diogo. Os conflitos daí resultantes acabaram por afastar Diogo de casa e Lídia (mãe de Diogo) sempre culpou o marido por esse afastamento , o que também prejudicou a relação entre o casal. A doença da mãe fará com que Diogo se volte a aproximar do pai, mas irá também obrigá-lo a unir-se a Maurício. Em prol da cura de Lídia, Diogo terá que trabalhar para o homem com quem disputa Júlia, a mulher que conhece no início da trama e que se tornará a grande paixão da sua vida.

Entre o amor por Júlia e a luta pela vida da mãe, Diogo descobrirá o grande segredo que Maurício esconde, restando-lhe apenas fazer jogo duplo para que não se torne num alvo a abater. Para libertar a mulher que ama do pérfido Maurício e denunciar o negócio negro por detrás da GRAAL, Diogo estará disposto a tudo: até abdicar da sua própria vida.

O mundo de Marta ruiu há três anos, no dia em que um acidente vitimou o seu filho Gonçalo. À dor e à revolta da perda de um filho somou-se o desmoronar do casamento e da carreira profissional. Marta passou a ser uma mulher traumatizada e com uma única obsessão: esclarecer e vingar a morte do filho. Após um longo internamento compulsivo numa clínica psiquiátrica, Marta forja o seu estado psíquico, para que possa sair em liberdade. A desconfiança sobre Maurício e tudo o que aconteceu na noite do acidente - que vitimou Gonçalo e a sua amiga Liliana - são o motivo para que pegue numa arma disposta a fazer justiça pelas próprias mãos.

Elenco

Diogo Moreno - Paulo Rocha
Júlia Mascarenhas - Carla Chambel
Maurício de Lemos - Rui Luís Brás
Marta Tavares - Carla Maciel
Lídia Moreno - Custódia Galego
Ricardo Moreno - João Lagarto
Peres Castilho - Sinde Filipe
Prazeres Godinho - São José Lapa
Alfredo Mascarenhas - Nuno Melo
Inês/Luísa Paiva - Ana Padrão
Tiago Reis - Pedro Laginha
Maria Reis - Alda Gomes
Paulo Silva - Gonçalo Portela
Glória Tavares - Luísa Cruz
André Paixão - Jorge Corrula
Leonor Graça Almeida - Teresa Guilherme
Aníbal Pinto - Luís Vicente
Pedro Mascarenhas - Rui Neto
Filipe Barreto - Rui Mello
Rosário Moreno - Inês Vaz
Catarina de Lemos - Ana Marta Contente
Verónica Sousa - Cristina Alfaiate
Xavier - Edmundo Rosa
César - José Afonso Pimentel
João - Adriano Carvalho
Eva Santoro - Ana Bustorff
Joana Reis (Joaninha) - Carolina Manso
Octávio Graça Almeida - Nicolau Breyner
Liliana de Lemos - Sofia Duarte Silva

Curiosidades

  • Antes de ser dada como certa a produção e adaptação de Resistiré, a imprensa avançou outras duas novelas para substituir Vingança: Juanita la Soltera e Collar de Esmeraldas.
  • Paulo Rocha aproveitou as suas férias após ter terminado as gravações da "Vingança" e foi até a Argentina. Lá conheceu os estúdios da Telefé (produtora de "Montecristo" - "Vingança") e conheceu o actor Pablo Echarri que deu vida, na produção original, a "Santiago" (de "Montecristo") e a "Diego" (de "Resistiré").
  • As gravações da novela começaram a 25 de Setembro de 2007.
  • Rui Luís Brás, Sofia Duarte Silva e Luís Vicente são três dos actores que, juntamente com técnicos, viajaram até a capital espanhola, Madrid, para gravarem as cenas de maior acção do início da novela. A eles também se juntaram Ana Marta Contente e Miguel Carneirinho (jovens actores de sete anos de idade) acompanhados pela actriz Sofia Espírito Santo que, apesar de não ser a directora de actores infantis fixa da novela foi a convidada a integrar a equipa espanhola para as cenas do acidente de viação.
  • A novela conta com muitos efeitos especiais, explosões de carros, queda de prédios e suicídios.
  • As cenas de acção gravadas em Espanha, tais como as que serão gravadas em Portugal, ficarão a cargo de uma produtora espanhola, Reyes Abades, sendo o realizador espanhol Juan Manuel Manzanares.
  • Nuno Melo, para encarar o papel de um Professor Universitário que também é um investigador científico, mudou de visual: pintou o cabelo de loiro e usou lentes de contacto azuis.
  • Sinde Filipe e José Raposo gravaram cenas de exterior com os actores Rui Luís Brás, Carla Chambel e Paulo Rocha, no parque de estacionamento das Docas de Alcântara, em Lisboa, com vista para a discoteca Buddha. Foram gravadas as cenas de uma festa e da tentativa de um assassinato.
  • As promoções à novela começaram, na televisão, no dia 28 de Outubro, com pequenos "teasers" nos intervalos, mostrando alguns dos actores na Vingança e a sua mudança, a nova personagem, em Resistirei.
  • As cenas de acção foram gravadas com duplos. A gravação dessas cenas foram feitas por um empresa espanhola que se deslocou a Portugal e que também gravou em Madrid.
  • A actriz Luísa Cruz vai interpretar uma fotógrafa que presencia um atentado suicida (onde não vão faltar explosões).
  • Os actores Jorge Corrula e José Raposo desempenham uma cena de pancadaria numa festa que foi gravada no Buddha em Lisboa.
  • As promoções, a contar um pouco da história, a mostrar cenas e actores da novela, começaram no dia 30 de Outubro.
  • A Festa de Apresentação da novela decorreu no dia 14 de Novembro, quarta-feira, à noite, no Cinema São Jorge em Lisboa. Estiveram presentes os actores da novela, os actores de outras produções da SIC, produtores, realizadores, técnicos, convidados e a Comunicação Social.
  • O actor Rui Luís Brás, para interpretar o vilão Maurício, emagreceu 11 quilos, tendo que recuperar 1 quilo pois a sua saúde assim o exigiu.
  • A novela estreou a uma sexta feira, antes do último episódio da sua novela antecessora, "Vingança". Atingiu uma audiência de 7,9% de 'rating' e 23,6% de 'share'. Ao 4º episódio passou a barreira dos 30% de 'share'.
  • A actriz Ana Bustorff regressou às novelas em Resistirei.
  • André e Pedro" irão protagonizar cenas de sexo (homossexual) ousado, inéditas nas produções nacionais. Tornam-se amantes após André abandonar a Quinta, cansado de ser humilhado pelo patrão. Pedro" irá acolhê-lo, e juntos tentarm vingar-se de Maurício.
  • A novela, a partir do dia 14 de Janeiro, deixou de ser exibida de segunda a sexta (como vinha a ser exibida desde a estreia). A sua transmissão passou a ser só ao fim-de-semana (no dia 11 de Janeiro exibiu o seu último episódio semanal). Esta decisão foi tomada pelo novo Director de Programas da SIC, Nuno Santos, alegando as fracas audiências da novela.
  • A partir de 8 de Maio, os episódios foram disponibilizados no YouTube, pois esta novela continuou a ser exibida pela SIC Internacional, tendo o seu último episódio exibido no dia 12 de Setembro de 2008.
  •    RTP Internacional e RTP África já transmitiram esta novela, que ao contrário do que aconteceu na SIC, foi um sucesso de audiências.

Videos

 

Procurar no site

Foto utilizada com a permissão da Creative Commons zbigphotography  © 2011 Todos os direitos reservados.