Perfeito Coração

Perfeito Coração

HORÁRIO: 22:00

TRANSMISSÃO:17 de Outubro de 2009 até 11 de Junho de 2010

NOVELA DE: Pedro Lopes

ESCRITA POR: Pedro Lopes, Eduarda Laia, Ana Vasques, João Pupo, Mário Cunha, Rita Roberto, Simone Pereira

DIRECÇÃO DE PRODUÇÃO: Bruno José

REALIZAÇÃO: Duarte Teixeira, José Macedo, Miguel Guerreiro

DIRECÇÃO DE PROJECTO: Patrícia Sequeira

DIRECÇÃO DE ACTORES: António Cordeiro, Ana Borges

DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIA: António Inácio

DIRECÇÃO MUSICAL: Jan Van Dijck, Renato Júnior

CENOGRAFIA: Rui Francisco, Oxalis

FIGURINOS: Dora Luis

CARACTERIZAÇÃO: Ana Araújo

Sinopse

Perfeito Coração é uma novela dramática, pontuada pelo humor, fortemente alicerçado em histórias do quotidiano que chegam ao coração do público.
Uma novela de forte dinâmica interna, de núcleos próximos e inter-dependentes, que aposta em assuntos polémicos que suscitem discussões acesas e em temas fracturantes que dominam a actualidade.

Leonor e Pedro, dois jovens de classes sociais distintas – ela, filha de um homem abastado; ele, um rapaz de família trabalhadora – vivem um amor intenso, mas dramaticamente curto. Quando Pedro descobre o segredo do pai de Leonor – que este abusou sexualmente de uma empregada – é atropelado por um automóvel, que se põe em fuga, deixando-o num coma profundo de cinco anos. Quando desperta descobre que a namorada, julgando-o morto e depois de um luto de vários anos, seguiu a sua vida e vai casar com outro homem…
Leonor e Pedro vêm de ambientes muito diferentes.
Ela a única descendente de um banqueiro de renome, ele é filho de um merceeiro. Ao conhecerem-se no último ano de faculdade, apaixonam-se perdidamente e nasce um amor que nem a morte poderá abalar. Leonor troca o seu namorado Afonso Roriz, favorito do seu pai, por Pedro. Mas o preconceito social é apenas um pequeno obstáculo contra este grande amor…
Pedro descobre que Madalena - uma amiga de infância que cresceu praticamente lá em casa - está a ser vítima abuso sexual por parte do seu patrão, e, intempestivo, vai à sede da Bettencourt & Irmãos confrontar Tomás Bettencourt, o presidente do conselho de administração, desconhecendo quem ele realmente é. Nessa mesma noite, Pedro é convidado, pela primeira vez, a jantar em casa de Leonor. E é então que compreende que, apesar de Leonor usar o apelido da mãe, é filha de Tomás Bettencourt. O jantar é tenso e desconfortável, mas Pedro nada revela por atenção a Leonor. Mas, no final, enquanto ela se ausenta por momentos, Tomás Bettencourt ameaça Pedro para que mantenha o silêncio, humilhando-o com a diferença de classes, decepando-lhe a ilusão de que alguma vez estará à altura de fazer Leonor feliz. Pedro vai-se embora, revoltado consigo próprio e com o mundo. Leonor discute com o pai, julgando que o conflito é meramente uma disputa de classes, sem desconfiar do segredo que Tomás Bettencourt esconde.
Mas, o amor fala mais alto, e, nesse mesmo dia, Pedro regressa à casa da família Bettencourt, disposto a lutar até às últimas consequências pelo amor da sua vida. Pedro entra pela janela do quarto de Leonor, longe do olhar opressivo de Tomás… Os dois enlevam-se no amor que os une. A imensa e doce felicidade que irradia no olhar dela é subitamente interrompida por Tomás Bettencourt, que irrompe pelo quarto e expulsa Pedro de sua casa, numa atitude agressiva e cruel. Mas Leonor, entre lágrimas e gritos de recriminação, e desobedecendo às ordens do pai, parte atrás do namorado.
Em plena rua, Leonor chama por Pedro. Os dois olham-se com toda a intensidade de um amor eterno, prontos para lutarem contra o mundo para ficarem juntos, mas desconhecendo que será o seu último olhar: um carro, a grande velocidade, atropela Pedro deixando-o num coma profundo que lhe vai roubar cinco anos de vida.
Tomás Bettencourt, assolado pela determinação da filha, “compra” os médicos para que Pedro seja dado como morto. Leonor, convencida de que Pedro está morto, agarra-se ao filho que espera dele, determinada a ter a criança, símbolo da concretização daquele grande amor.
No entanto, o pai Bettencourt, recusando-se a ter um neto bastardo, de um pai de origens pobres, e a ver a sua filha presa a uma vil memória, intervém mais uma vez, e consegue que a criança seja raptada na maternidade e entregue para adopção.
Mas a vida continua, apesar de todas as desilusões. Afonso Roriz, com o apoio de Tomás Bettencourt e motivado pelo interesse no dinheiro da família dela, volta à carga por Leonor, lentamente, dando-lhe um falso apoio e convencendo-a de que é o marido ideal. Leonor, destruída pela suposta morte do seu verdadeiro amor e pela perda de um filho, acaba por aceitar.
E, no momento em que Leonor não tem mais forças para lutar contra a vontade do pai, Pedro regressa à vida para descobrir que a sua grande paixão vai casar com outro homem. E este tudo fará para manter o casamento, que é o mesmo que dizer o dinheiro e o poder que esta união lhe conferiu, nem que para isso tenha de destruir a mulher, levando-a à loucura e a um fim trágico.
PERFEITO CORAÇÃO é uma novela dramática, pontuada pelo humor, fortemente alicerçado em histórias do quotidiano que chegam ao coração do público. Uma novela de forte dinâmica interna, de núcleos próximos e inter-dependentes, que aposta em assuntos polémicos que suscitem discussões acesas e em temas fracturantes que dominam a actualidade.
 

Elenco

Sandra Barata Belo - Leonor;
Pedro - Ricardo Pereira;
Alda Gomes - Madalena Torres;
Alexandre de Sousa - Tomás Bettencourt;
Ana Nave - Rosa Barbosa;
Ana Guiomar - Maria da Luz Barbosa; (Roriz);
Andreia Dinis - Teresa Galvão;
António Cordeiro - Francisco Lobo;
António Fonseca - Artur Cardoso;
Artur Agostinho - José Viegas;
Beatriz Leonardo - Inês Santana;
Catarina Santos - Alice;
Cleia Almeida - Sofia Cardoso;
Custódia Gallego - Conceição Cardoso;
Fátima Belo - Dina Viegas;
Gonçalo Santana - Paulo;
Henrique Gil - Jorge Cardoso;
João Arrais - Bruno Santana;
João Ricardo - Guilherme Roriz;
Jorge Henriques - Afonso Roriz;
José Fidalgo - Gonçalo Nobre;
José Neves - Tiago Santana;
José Pinto - Horácio;
Luciana Abreu - Carla;
Mariana Norton - Joana;
Miguel Costa - Constantino;
Oceana Basílio - Bárbara;
Patrícia Bull - Vera;
Paulo Rocha - Vasco Cardoso;
Pepê Rapazote - Bento Viegas;
Ricardo Pereira - Pedro Cardoso;
Sandra Barata Belo - Leonor Bettencourt;
Sofia Sá da Bandeira - Emília Roriz;
Susana Mendes - Rita Santana
 

Curiosidades

  • A música do genérico "A Gaivota" foi escolhida depois de ter sido um dos maiores sucessos. Pertence aos Amália Hoje, grupo que re-gravou várias músicas da fadista Amália Rodrigues.
  • A novela estreou apenas aos fins-de-semana, com o aumento das audiências, passou a ser emitida semanalmente.
  • Perfeito Coração estreou no sábado, 17 Outubro, a seguir ao Jornal da Noite e registou 8% de audiência média e 22.3% de share. O primeiro episódio foi visto por um total de 2.539.800 espectadores que viram em média mais de 29 minutos do capítulo, o que corresponde a 30% da duração total, aproximadamente.
  • Numa das primeiras cenas da novela, a protagonista, Sandra Barata Belo, tem que descer uma escadas, numa noite de chuva. A cena passou-se em Alfama e acabou por ter de ser adiada pois a actriz acabou por cair das escadas.
  • A novela teve o nome inicial de Eterno Amor.
  • A SIC foi homenageada e recebeu um voto de Louvor por parte da Assembleia Municipal de Lisboa. A novela Perfeito Coração, com o personagem Gonçalo, contribuiu para a mudança de mentalidades para a inclusão de pessoas portadoras de deficiência.

 

Vídeos

 

Procurar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.